Questões de Concursos de Enfermagem

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.

Em relação às pessoas em uso da terapia antiretroviral (TARV), algumas alterações anatômicas passaram a ser descritas no final dos anos 90. Em especial, uma alteração caracterizada por alterações de gordura corporal, que denomina-se



Sobre a atenção às pessoas com doenças respiratórias crônicas, é função do enfermeiro, EXCETO



Homem, 46 anos, tabagista, reside sozinho no Mato Grosso do Sul desde que deixou seus familiares no interior nordestino há cerca de 30 anos. Desde então, trabalha na roça, sem interesse em ser alfabetizado, gastava seu tempo e pouco dinheiro que recebia com o consumo de cachaça no final de todos os dias. Com exceção de dois resfriados quando era moço e mais recentemente dos episódios de pirose frequentes, nunca havia percebido nenhum problema de saúde. Antes da internação, no entanto, apresentou dor torácica constritiva com recorrência na mesma semana. No segundo quadro anginoso, ficou sentado a manhã inteira e a dor só piorava e, por isso, depois de almoçar, seu patrão o levou ao hospital mais próximo, que se situava a 70Km de onde trabalhava. Após dois meses de internação, recebeu alta hospitalar com agendamento de retorno em 30 dias no Ambulatório de Cardiologia do próprio hospital e com a seguinte receita médica: Omeprazol 20mg VO pela manhã; Aspirina 325mg VO 1x/dia; Varfarina 5mg VO 1x/dia; Amiodarona 100mg VO 8/8h; Captopril 50mg VO 2x/dia. Diante desse caso, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Não há benefício com o uso de protetor gástrico neste caso, pois as medicações prescritas não se associam úlceras gástricas.

( ) O enfermeiro deve orientar a ingestão da Aspirina ao acordar, desenhando um sol nascendo na linha desta medicação já que o paciente é analfabeto.

( ) O enfermeiro deve orientar o paciente quanto ao consumo ponderado e estável de alimentos com alto teor de vitamina K, devido à sua interferência na Varfarina.

( ) A Amiodarona e o Captopril atuam respectivamente no controle da frequência e do ritmo cardíaco.



Assinale a alternativa que corresponde a indicações de cardioversão.



Para a realização de sondagem retal, a posição mais adequada e confortável é a



A infecção é a causa principal de morte nos pacientes com câncer. Nos exames laboratoriais, quais resultados são monitorados na determinação da capacidade do paciente de lutar contra a infecção?



“Vitamina hidrossolúvel com importante ação junto à medula óssea e à formação de hemácias.” Trata-se da vitamina



Uma das consequências mais comuns, resultante de longa permanência em hospitais, é o aparecimento de alterações cutâneas, ou úlceras por pressão (UPP). O Enfermeiro pode utilizar uma abordagem estruturada de avaliação de risco para identificar indivíduos em risco de desenvolver UPP com a Escala de



O escore de risco utilizado para determinar o risco de uma pessoa a um evento cardiovascular em 10 anos é o de

O medicamento ou plano terapêutico que alivia ou acalma os sintomas de uma moléstia, sem resolvê-la, denomina-se

Beriberi é uma doença provocada pela falta, no organismo, de uma vitamina do complexo

Tem-se isocoria quando

Sobre a insuficiência renal crônica, assinale a afirmativa INCORRETA.

Um dos testes utilizados para o controle do diabetes mellitus é a glicosúria. Os próprios pacientes portadores da doença podem realizá-lo em domicílio, por isso ele leva a denominação de automonitorização. É um método de fácil aplicação, barato, rápido e indolor, por isso pode ser usado em população de baixa renda. A glicosúria detecta a presença de glicose na(o):

Uma pessoa chega à unidade de emergência com queixas de mal estar súbito e referindo episódios de vômitos. Após ter passado pela triagem, permaneceu por mais alguns momentos na sala de espera da unidade. Após 30 minutos de espera, os episódios de vômito se tornaram incoercíveis. Imediatamente foi encaminhada ao atendimento e ao ser revisto o histórico coletado pelo enfermeiro na triagem, observou-se que o cliente apresenta doenças como hipertensão, diabetes e doença renal crônica. Foram coletados exames laboratoriais venosos e os resultados evidenciam hipocloremia, hipomagnessemia, hipopotassemia e hiponatremia. Além da bioquímica, foram observados os seguintes valores gasométricos: pH = 7,61; pO2 = 91 mmHg; pCO2 = 41 mmHg; HCO3- = 39,81 mEq/l; BE= + 18. Logo em seguida à coleta dos exames a enfermeira nota uma redução na profundidade e frequência respiratória. A partir desses resultados laboratoriais, o enfermeiro acompanha o paciente até a unidade de emergência relatando que o cliente apresenta um quadro de

Um paciente proveniente do PS foi admitido na UTI. Apresenta história de espancamento, sagramento cerebral protuso e rebaixamento do nível de consciência (Glasgow 3). Está entubado, com acesso venoso periférico em membro superior esquerdo, em uso de SNG e vesical de demora. Com base nessa essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o procedimento que não pode ser realizado nesse paciente.

O procedimento hemodialítico apresenta complicações potenciais e o enfermeiro deve estar apto a intervir em tais situações. Assim, o papel do enfermeiro é essencial para o monitoramento, a detecção e a intervenção em complicações. As complicações embasadas no exame físico, que são mais comuns nesse tipo de paciente, são

A cinecoronariografia, ou angiografia coronária, é um procedimento invasivo que pode resultar em complicações graves. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas complições.

De acordo com os procedimentos de aferição da pressão arterial, recomendados pelas VI Diretrizes de Hipertensão Arterial, consta a manobra de Osler. Esta manobra é utilizada na detecção de

Em relação ao exame físico neurológico, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) O sinal de Kernig indica que há lesão no cordão posterior, sendo evidenciado quando, ao fechar os olhos, o paciente oscila e cai sem direção.

( ) O sinal da nuca de brudzinzki é evidenciado quando a flexão da nuca determina flexão involuntária das pernas e das coxas e expressão fisionômica de dor.

( ) Teste de Romberg é pesquisado colocando-se o paciente em decúbito dorsal, flexionando a coxa sobre a bacia, em ângulo reto, e, depois, realizando extensão da perna sobre a coxa, observando-se resistência, limitação e dor com manobra.