Questões de Concursos de Enfermagem

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.


A promulgação da Lei nº 8.080/90, que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), teve importantes desdobramentos na área de vigilância epidemiológica. O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), formalizado através da Lei nº 6.259, oficializa o conceito de vigilância epidemiológica como



Notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. São doenças de notificação compulsória imediata (LNCI), EXCETO:



Numa determinada região hipotética, a letalidade por sarampo foi de 10% no ano de 2001. Durante esse ano ocorreram 50 óbitos da doença. Qual o número de casos de sarampo nessa comunidade, em 2001?



Tem-se como um exemplo de Prevenção Secundária



A mortalidade materna é um bom indicador de saúde. A partir das análises das condições de óbitos de mulheres, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade. Para elaborar o cálculo desse indicador de saúde, o número de óbitos de mulheres em decorrência de situações associadas à gravidez deve ser dividido pelo(a)



Numa doença de alta mortalidade, qual efeito a incorporação de um novo tratamento que evita a morte, porém não leva à cura, nem interfere no surgimento de novos casos, produz sobre a prevalência de uma doença?



A ocorrência simultânea de número constante de casos, sem ultrapassar a média e dentro de uma área geográfica e em certo período de tempo, pode ser definida, dentro das dinâmicas de ocorrências de doenças, como um(a)



Para a efetivação do cálculo da mortalidade infantil e da mortalidade materna, é correto afirmar que a divisão do número de óbitos em específico seria pelo número



Dentre os eventos que constam na Lista de Notificação Compulsória em Unidades Sentinela, encontra(m)-se

O Sistema de Vigilância Epidemiológica é responsável pelos eventos adversos.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos eventos adversos.

( ) Evento adverso é toda situação clínica ocorrida em tempo variável após a utilização de produtos imunobiológicos, respeitando-se um diagnóstico diferencial adequado, o afastamento da situação coincidente e a plausibilidade biológica do evento.

( ) As vacinas podem apresentar eventos adversos pós-vacinais que se caracterizam como locais ou sistêmicos, leves, moderados ou graves, categorizados em relação à vacina e aos vacinados.

( ) A convulsão pode ser um evento adverso da vacina tríplice DPT. Nesse caso, recomenda-se que o esquema vacinal não seja completado e que o paciente receba o tratamento indicado.

( ) A notificação dos eventos adversos pós-vacinais inicia-se na unidade de saúde que deverá identificar, investigar e notificar a coordenação de imunização e/ou serviço de vigilância do município.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.



Em um hospital, o enfermeiro, ao analisar a frequência de ocorrência de novos acidentes de trabalho em um ano, está considerando uma medida epidemiológica de

É correto afirmar que a taxa de mortalidade e a taxa de permanência são indicadores de



Planejar e realizar pesquisas em enfermagem faz parte do cotidiano de um enfermeiro que pretende avaliar seu trabalho e as ações junto ao seu serviço e aos usuários de saúde. É de sua responsabilidade a elaboração e a coleta de dados pertinentes ao seu objeto de estudo na atenção primária, secundária, terciária e quaternária em saúde. Quanto à utilização de métodos de pesquisa e coleta de dados, julgue os itens subsequentes.

Os termos amostra e população de estudo, utilizados em pesquisas populacionais epidemiológicas, são sinônimos.



Julgue os itens a seguir, com referência à epidemiologia e às ações de enfermagem nos diferentes níveis de prevenção.

A vigilância epidemiológica integra as ações de enfermagem apenas nos níveis de prevenção primária e secundária.



Julgue os itens a seguir, com referência à epidemiologia e às ações de enfermagem nos diferentes níveis de prevenção.

A educação para a saúde por meio de palestras, cursos, grupos e creches faz parte das ações de enfermagem na epidemiologia no nível de prevenção secundária.c



Julgue os itens a seguir, com referência à epidemiologia e às ações de enfermagem nos diferentes níveis de prevenção.

Um dos objetivos da notificação compulsória é permitir o planejamento das ações de saúde a partir das prioridades levantadas pelo comportamento epidemiológico.



Julgue os itens a seguir, com referência à epidemiologia e às ações de enfermagem nos diferentes níveis de prevenção.

A epidemiologia descreve os agravos que ocorrem ou que podem ocorrer com a população, aponta suas causas e orienta as indicações dos meios de controle.



O principal objetivo da vigilância epidemiológica na saúde do trabalhador é a obtenção de dados para o planejamento de ações de prevenção e controle de doenças e agravos. Acerca desses indicadores, assinale a opção correta.



A epidemiologia tem como objetivo geral contribuir para a redução dos problemas de saúde da população. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Uma importante limitação dos ensaios clínicos randomizados é a dificuldade, no início da avaliação, de formar grupos de participantes (experimental e controle) homogêneos.