Questões de Concursos de Enfermagem

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.


O agente etiológico da leptospirose é um(a)

Assinale a alternativa que apresenta a investigação mais adequada a ser tomada pelo profissional de saúde de enfermagem em situação de atendimento a um paciente com suspeita de dengue.

A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os estados, independentemente da classe social. Nesse cenário, torna-se imperioso que um conjunto de ações para a prevenção da doença seja intensificado. Em outro plano, é importante que os profissionais de saúde saibam reconhecer os sinais de alarme, permitindo assim a tomada de decisões e a implementação de medidas de maneira oportuna, a fim de principalmente evitar óbitos.

Quais das alternativas abaixo não indica um sinal de alarme da dengue.


Sobre a prevenção clínica de doença cardiovascular, cerebrovascular e renal crônica, leia as seguintes afirmativas:

I. A doença cardiovascular representa hoje, no Brasil, a maior causa de mortes.

II. Mais importante do que diagnosticar no indivíduo uma patologia isoladamente, seja diabetes, hipertensão ou a presença de dislipidemia, é avaliá-lo em termos de seu risco cardiovascular, cerebrovascular e renal global.

III. Os principais grupos de risco para o desenvolvimento da doença renal crônica são diabete mellitus, hipertensão arterial e história familiar.

Quais estão corretas?



O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens seguintes.

Todos os casos suspeitos de dengue devem ser notificados à vigilância epidemiológica, pois podem indicar potencial infestação do mosquito Anopheles sp.



Acerca da dengue, uma das mais importantes doenças epidêmicas nos últimos anos, julgue os próximos itens.

Os pacientes que contraem dengue clássica não desenvolvem complicações; estas se restringem aos casos de dengue hemorrágica.



Acerca da dengue, uma das mais importantes doenças epidêmicas nos últimos anos, julgue os próximos itens.

Febre com duração de até sete dias associada a mialgia, cefaléia, artralgia ou prostração são sinais e sintomas comuns da dengue no adulto.



Acerca da dengue, uma das mais importantes doenças epidêmicas nos últimos anos, julgue os próximos itens.

A transmissão do vírus da dengue ao homem ocorre por meio da picada do mosquito Aedes aegypti.



Para controle específico da sífilis em mulheres grávidas, o Ministério da Saúde recomenda:



São infecções fúngicas oportunístas no portador do HIV:



Poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os “4 P’s”) são sintomas clássicos do(a)



São Doenças Sexualmente Transmissíveis:



É considerada uma doença sexualmente transmissível imunizável:



O Dengue é uma doença infecciosa, onde o paciente apresenta febre aguda que pode evoluir de forma benigna ou grave. Analise as afirmativas abaixo:

I – Arbovírus do gênero Flavivirus, pertencente a família Flaviviridae.

II – Possui 4 sorotipos DENV1, DENV2, DENV3, DENV4.

III – Os vetores são os mosquitos do gênero Aedes.

IV – O paciente pode evoluir para instabilidade hemodinâmica, com hipotensão arterial, taquisfigmia e choque.

V – Seu período de incubação é de no máximo 7 dias.

Está INCORRETA:



A hipertensão arterial e o diabetes melito representam dois importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares, sendo responsáveis por inúmeros agravos e perda da qualidade de vida de muitos indivíduos. 0 acompanhamento e o tratamento sistemático são fundamentais e os profissionais de saúde devem estar preparados para o atendimento dessa clientela. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Para avaliação de médio prazo do controle glicêmico do diabetes melito, alguns parâmetros bioquímicos são considerados, a exemplo da hemoglobina glicada ou glico hemoglobina, que reflete o controle glicêmico do paciente pelo período de um mês precedente.



Com relação às ações de saúde referentes à hanseníase e à tuberculose, julgue os itens que se seguem.

A avaliação neurológica da pessoa com suspeita de hanseníase compõe-se de: inspeção de olhos, nariz, membros superiores e inferiores; palpação dos troncos nervosos periféricos; avaliação da força muscular; teste da mobilidade articular das mãos e dos pés; e avaliação da sensibilidade dos olhos, membros superiores e inferiores.



As doenças transmissíveis prevalentes na população brasileira também são objeto de intervenção dos programas de saúde. Julgue os itens seguintes acerca das ações de saúde em casos de dengue, cólera, meningite e hepatite.

A ocorrência de picadas do mosquito da dengue é mais comum nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, fato que pode ocorrer tanto no interior quanto no exterior de recintos.



As doenças transmissíveis prevalentes na população brasileira também são objeto de intervenção dos programas de saúde. Julgue os itens seguintes acerca das ações de saúde em casos de dengue, cólera, meningite e hepatite.

A febre hemorrágica da dengue é caracterizada por valores crescentes de hematócrito e de hemoconcentração.



As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Em caso de confirmação de dengue relacionada ao trabalho, deve-se informar o trabalhador, examinar os expostos, notificar o caso, emitir a CAT e orientar o empregador para controlar e(ou) eliminar os fatores de risco.



              Um homem de 58 anos de idade foi admitido em um hospital após apresentar um episódio de síncope. Relatou ter desmaiado em um supermercado e não saber por quanto tempo ficou inconsciente. É portador de hanseníase há um ano, com baciloscopia positiva e tratamento irregular. Já apresentou vários quadros de neurite hansênica, com seqüelas motora e sensitiva importantes, bem como quadros reacionais recorrentes de difícil controle. Apresentava quadro de astenia, dificuldades na ambulação e dor em membros inferiores. O exame físico revelou que o paciente se encontrava em estado geral regular, temperatura axilar de 38 ºC, freqüência cardíaca de 108 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 32 movimentos respiratórios por minuto e pressão arterial de 128 mmHg × 85 mmHg. No aparelho respiratório, observou-se diminuição da expansibilidade torácica, sons creptantes e macicez no pulmão esquerdo. A envergadura da macicez hepática foi de 18 cm. Observou-se presença de nódulos e placas eritematosas infiltradas de sensibilidade diminuída, difusas, com bordas não definidas, espalhadas por todo corpo, madarose, alopecia e comprometimento da mucosa do nariz com lesões no septo nasal. O referido paciente apresentava, ainda, marcha instável e com dificuldades e pé caído — incapacidade de realizar a dorsiflexão do pé direito. Evoluiu apresentando vômitos, perda de peso, neuropatia periférica e anemia.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Os achados descritos no exame físico do aparelho respiratório foram obtidos a partir da palpação, percussão e ausculta, respectivamente.